Escola Estadual de Ensino Fundamental Pe. Traezel
A escola Padre Traezel foi fundada em mil novecentos
e sessenta e oito, está situada na rua Padre Traezel, nº140, no bairro Irmão
Gabriel, na cidade de Cerro Largo, RS. A escola conta com um grupo de 28 docentes, 07
funcionários e 270 alunos.
A infra-estrutura da instituição apresenta 07 salas de aula, 01 laboratório de
informática, 01 biblioteca, 01 sala de professores, 01 secretaria, 01 sala de
direção, 01 sala de supervisão, 03 banheiros, cozinha com refeitório, 01 quadra
de esportes e 01 casa em anexo onde funciona o laboratório de Ciências. O
laboratório de Ciências apresenta um espaço pequeno, com apenas duas mesas no
local, possui um armário com diferentes vidrarias contemplando uma variedade de equipamentos e materiais, e um
microscópio com uma câmera acoplada a uma televisão.
A
escola conta com a atuação de 07 bolsistas do Programa Institucional de Bolsas
de Iniciação a Docência, o PIBID Ciências Biológicas conta com as bolsistas
Andressa Rauber e Marcéli Brum, o PIBID Química conta com as bolsistas Jane
Henriqueta Kornowski e Franciele Radeski Siqueira, o PIBID Física conta com as
bolsistas Kelly Heckler e Heloísa Paulleti, e no PIBID Interdisciplinar atua o
bolsista Tiago Smaniotto, o mesmo conta a supervisão das professoras Taise
Maria Pelissaro e Luciane Sandri Schneider. Estes projetos estão vinculados a
Instituição Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo – RS.
A escola funciona no turno da tarde realizando o
atendimento das séries iniciais, Educação infantil ao 5º ano, e no período da
manhã são atendidos os alunos das séries finais, 6º ao 9º ano do Ensino
Fundamental. Os alunos da Escola
Padre Traezel são oriundos da zona urbana e da zona rural. Os alunos
matriculados na escola são mediados ao conhecimento por meio do grupo de
professores, direção e supervisão, que buscam incentivar a participação dos do
grupo familiar no contexto escolar.
No quesito dos aspectos teóricos e metodológicos e
áreas de conhecimento, a metodologia é baseada na sua filosofia, conforme os
princípios da educação libertadora, preparando o aluno para ser um cidadão
participativo, reflexivo e autônomo, conhecedor de seus direitos e deveres.
Sendo que o papel da escola é incluir competências pessoais, relacionais, produtivas
e cognitivas, incentivando a participação dos pais no dia - a - dia escolar e
oportunizando para todos alunos uma educação de qualidade.
A organização da escola é sustentada pelas Leis de
Diretrizes de Bases (LDB), pelo regimento, decretos e pareceres do governo Estadual.
A organização pedagógica da escola ressalta que
para uma melhor organização a escola adotou regras de
convivência, que foram construídas com a ajuda de pais dos alunos. Quanto à avaliação da aprendizagem, este é um processo
no qual o trabalho dos professores visa situar o aluno ao processo de
crescimento das aprendizagens, estabelecendo um compromisso com a construção de
instrumentos e possibilidades de conhecimentos. Ademais, a escola oferece 200
dias letivos de aula, que correspondem a 800 horas aula anuais, para tanto é
estabelecido que, para que os alunos sejam aprovados devem ter 75% de
assiduidade nas aulas e ter média numérica 60 em cada disciplina.
Escola Estadual de Educação Básica Eugênio Frantz
A Escola Estadual de
Educação Básica Eugênio Frantz, está situada no Bairro Floresta, Rua Monteiro
Lobato nº 514, na cidade de Cerro Largo.
A vida escolar da Escola Estadual de
Educação Básica Eugênio Frantz, iniciou-se em 11 de dezembro de 1936, pelo
decreto nº 6345 na categoria de Grupo Escolar Estadual da Vila de Serro Azul.
Inicialmente contava com o nome de Grupo Escolar de Cerro Largo. A inauguração
foi ministrada pela Diretora e professora Sara Pinheiro de Conto ocorrendo no
dia 14 de março de 1937, a escola iniciou suas atividades no antigo salão de
baile situado na esquina da Rua Coronel Jorge Frantz com a Senador Pinheiro, da
Vila Serro Azul.
Em 19 de janeiro de
1959 pelo Decreto nº 1011, a Escola passou a ser chamada de Grupo Escolar
Eugênio Frantz, pelos relevantes serviços prestados a comunidade pelo Dr.
Eugênio Frantz, este também ficou escolhido para Patrono da Escola. Este grupo
escolar passou a funcionar em prédio próprio no dia 01 de agosto de 1959
localizado na Rua Daltro Filho nº 672, lecionando para turmas de 6ª série de
Ensino de 1º Grau.
Em 20 de dezembro de
1977, a escola passou a ser chamada Escola Estadual de 1º Grau Eugênio Frantz,
neste ano também houve autorização para o funcionamento da 7ª e 8ª séries. No
dia 06 de junho de 1980 ocorreu a solenidade de inauguração das novas
instalações da escola, sendo que no dia 16 de julho de 1980 as atividades da
escola passaram a se desenvolver nas dependências do novo prédio, onde funciona
no s dias atuais. Em 1988 começa a funcionar o 2º Grau.
Ao longo da história a
Escola Estadual de Educação Básica Eugênio Frantz contou com a gestão de 24
diretores, sendo que destes 18 foram mulheres.
1937 – Sara Pinheiro de Conto
1138/1939 – Dora Bathain
1940 – Paula de Miranda Garcia
1941/1958 – Rosa Dankwat Krieger (maior
tempo de gestão)
1959 – Ieda Riveiro Vieira
1960/1964-1966 – Noema Elizabeta Dewes
1965 – Alcima de Souza Gewehr
1967/ 1971 – Dalva Bonesso Araújo
Miranda
1971/1972 – Maria Loreta Lehn
1972/1973 – Eneida de Araújo Shneider
1973 – Eusita Copeti Weber
1974/1976 – Clara Elídia Eidt Colling
1976/1978 – Joveli Correa Haupenthal
1978/1985 – José Léo Rockenbak
1986-1988 – Nilton Gonzaga Notargiácomo
1989/1991 – Egídio Luis Florczak
1992/1994 – Maria Darci Kuhn
1994 – Ledir Maria Wastowski
1995 – Roseli Regina Steffens
1995 – Maria da Glória C. Notargiácomo
1996/1997 – Marlene Teresinha Trott
1998/1999 – José Luiz Lima dos Santos
2000 – Ione da Rosa Scheid
2001/2014 – Cezar Inacio Ruszczyk
Na
gestão do atual diretor foram feitas melhorias na escola como, por exemplo, a
reestruturação do Grêmio estudantil e do Conselho Escolar e CPM, melhorias no
acervo bibliográfico, no laboratório de Física, Química e Biologia, cobertura
da quadra de esportes, construção do bloco administrativo, reformas nos
banheiros, cozinha, rede hidráulica e elétrica e na pintura.
Em 2004 a Escola buscou
uma nova alternativa de inovação para a cidadania e cultura da paz, aderindo ao
projeto Escola Aberta.
A Escola possui vários
projetos em andamento: rádio escola, projeto artístico, solidariedade, meio
ambiente, banda marcial, dança de salão e folclórica, entre outras.
A Escola sente-se
honrada por ter sido contemplada com o nome do tão ilustre filho
Cerro-larguense, que muito fez pela sua terra Natal, o qual exaltamos com muito
orgulho é o exercício da verdadeira cidadania, espírito de liderança social e
política.
Desprendimento
humanitário legados que a Escola cultiva no seu dia a dia pedagógico onde busca
oferecer a sua comunidade uma Escola dinâmica, solidária, de qualidade buscando
constante mente a melhoria da qualidade de vida, interação social e ambiental
como ser humano consciente de suas responsabilidades.
Atualmente a Escola
possui 618 alunos matriculados.
Esta
contextualização trata da organização e vida escolar da Escola Municipal de
Ensino Fundamental Padre José Schardong, localizada no município de Cerro
Largo, noroeste do Rio Grande do Sul, a mesma que se encontra na área urbana em
local fácil acesso e dispõe de linhas de ônibus, fornecidas pelo município. A
atuação do PIBID Ciências Biológicas é realizada semanalmente.
As
atividades do PIBID na escola compreendem aulas práticas, palestras,
participação em atividades como reuniões escolares, reuniões de pais e mestres,
gincanas, feira de ciências e outras atividades. Destaca-se o bom desempenho
dos alunos após as atividades diferenciadas das aulas tradicionais realizadas
pelos alunos do Programa.
A
escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José Schardong foi criada no ano
de 1986 e o início de seu funcionamento se deu em março de 1987 com o auxílio
da comunidade. O nome do educandário foi em homenagem ao Pe. Schardong, pelos
seus relevantes trabalhos prestados à comunidade cerro-larguense. Atualmente a
escola é considerada Escola Pólo, os alunos provém de mais de 30 comunidades
compreendidas entre a zona rural, diversos bairros e do centro.
A escola abriga aproximadamente 278 alunos,
levando em conta também a Educação Infantil municipalizada. Além de possuir em
seu núcleo 30 professores, dessas 3 formam a equipe diretiva e 4 funcionárias
que de acordo com a política da escola, vivenciam a integração família- escola-
comunidade, construindo em parceria o respeito, a solidariedade e a
responsabilidade da construção do conhecimento. A formação dos pais dos alunos
é diversificada, contendo desde analfabetos até formação em nível superior, o
que proporciona um nível socioeconômico heterogêneo.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II
A Escola Municipal de
Ensino Fundamental Dom Pedro II está localizada na rua Antônio Wenzel - 2945,
vila Santo Antônio, Cerro Largo – RS, situando-se
na região Noroeste e Missioneira do Estado.
A
escola teve inicio de suas atividades em 1906, em um prédio construído pela
comunidade. Em 1963 foi decretada a criação da Escola Municipal D. Pedro II,
até a 4ª série e no ano 1970 iniciou o funcionamento do Ginásio D. Pedro II,
sendo este uma escola Particular. Em 1986 foi unificada como Escola de 1º grau
D. Pedro II e no ano de 2000 passou a ser denominada Escola Municipal de Ensino
Fundamental D. Pedro II.
A
escola atende 48 alunos, da Educação Infantil ao 8º ano do ensino fundamental,
em uma organização seriada, unidocente nas séries iniciais e por disciplinas
nas séries finais. O ano letivo está dividido em trimestres; o horário de
funcionamento no turno da manhã, das 7h30min. – 11h30min, e no turno da tarde
das 13h – 17h.
A
comunidade escolar é formada por 42 famílias, 48 alunos, 13 professores e 2
funcionários, devido a realidade que se apresenta, numero reduzido de alunos,
da Educação Infantil ao 5º ano as turmas são multiseriadas. A direção é formada
pela diretora e vice-diretora que possuem curso superior na área de Pedagogia e
pós graduação em interdisciplinaridade e orientação Educacional.
O
quadro de professores é composto por 13 professores em que sua maioria possuem
curso superior e pós-graduação. Participam de dias de formação, de encontros e
palestras voltadas ao aperfeiçoamento e melhoria da qualidade de ensino, buscam
crédito de eficiência e qualidade para a escola.
A
escola está inserida numa comunidade bem estruturada socialmente, pois possui
entidades sociais bem organizadas, com diretorias bem constituídas. É representada por pessoas de diferentes
situações sociais, econômicas, religiosas e culturais, onde praticamente todas
as famílias são de classe média baixa. É uma comunidade que possui seus
estabelecimentos comerciais, fábricas e associações, porém na maioria seus
moradores dependem da agricultura familiar para viver. A escola tem como
filosofia “Educar para a vida, desenvolvendo o ser integral, priorizando a
educação de qualidade”.
A escola possui
convênio com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência
(PIBID), no qual são desenvolvidos dois subprojetos: Ciências Biológicas e
Interdisciplinar. Ao todo, são 03 bolsistas atuantes e uma supervisora, sendo
que destes, 02 constituem o PIBID Ciências Biológicas.
Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Otto Flach – CIEP
A
Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Otto Flach – CIEP localiza-se na Rua
José Inácio Schardong 1017, Vila Industrial no município de Cerro Largo – RS, a
qual fica a aproximadamente 500 km de distância da capital do estado, Porto
Alegre, situando-se na região Noroeste e Missioneira do Estado.
O
início do funcionamento da escola foi no dia 23 de março de 1987, com horário
de funcionamento no turno da manhã, das 7h30min. – 11h30min, e no turno da
tarde das 13h15 min. – 17h15min. O setor administrativo da escola é composto
por uma diretora, um vice-diretor e uma secretária, e o setor de funcionários é
composto por quatro servidoras que trabalham como merendeiras e em serviços
gerais.
O
corpo docente é composto de 30 professores, estes são formados em: Magistério:
cursando Pedagogia; Biologia; Letras; Geografia; Matemática; Educação Física;
História; Pedagogia. Dentre estes professores, estão alguns que participam de
projetos de teatro e dança. Em agosto de 2014 foi implantado na escola o turno
integral, o qual os alunos permanecem na escola 10 horas diárias, desenvolvendo
atividades das mais variadas índoles.
A
escola fica situada em uma região carente, na periferia da cidade. Atualmente a
escola conta com 330 alunos matriculados, os quais são advindos das diversas
vilas e bairros do município, e até mesmo de outros municípios no caso da EJA
(Educação de Jovens e Adultos). Os pais dos estudantes matriculados na escola
são em grande maioria agricultores, autônomos, assalariados de renda média e
alguns desempregados (PPP, 2013). O grau de escolaridade predominante dos pais
dos alunos é o Ensino Fundamental incompleto, e segundo nos foi relatado, a
maioria deles participa das atividades e projetos que a escola propõe.
Na
estrutura da Escola pode-se citar 16 salas, nestas estão: o laboratório,
direção, sala de professores, biblioteca, sala de computação, sala de pesquisa,
almoxarifado e salas de aula. Possui três banheiros: um masculino, um feminino
e um para os professores e também, um refeitório e cozinha. A área de lazer é
bastante ampla, há um parque para as crianças menores brincarem durante o
intervalo e, duas quadras cobertas para a prática de esportes de várias
modalidades.
Acerca das salas como
biblioteca e sala de computação, é possível afirmar que possuem bom espaço
físico e, constituem material necessário para o desenvolvimento básico de seus
alunos, dando a eles a possibilidade de realizar pesquisas, tanto na
biblioteca, quanto na sala de computação, sabendo que todos os computadores
desta sala têm conectividade com a internet.
A escola possui
convênio com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência
(PIBID), no qual são desenvolvidos quatro subprojetos: Ciências Biológicas,
Física, Química e Interdisciplinar. Ao todo, são 09 bolsistas atuantes e uma
supervisora, sendo que destes, 05 constituem o PIBID Ciências Biológicas.
O PIBID Ciências
Biológicas vem a ser um grande amparo na disciplina de Ciências da Natureza na
escola, pois são desenvolvidas diversas atividades de caráter inovador no
ensino de Ciências. A instituição proporciona aos bolsistas atuantes um contato
direto com seu futuro campo de trabalho, assim contribuindo para uma boa formação
docente.
Escola
Estadual de Ensino Médio João Przyczynski
No município de Guarani das Missões esta localizada a Escola Estadual de Ensino Médio João Przyczynski, possui uma área de 152.500.00 M². A criação deste estabelecimento de ensino resolveu em parte o problema educacional público. Somente existiam escolas particulares na zona urbana e escolas municipais no interior do distrito.
Coube a família de João Przyczynski a doação de uma área de 5.600 m2 para a construção do novo prédio escolar, que foi inaugurado ano de 1962. Pelo decreto nº 27.798 de 20 de outubro de 1978, a escola passou a denominar-se Escola Estadual de 1º Grau João Przyczynski, em homenagem ao doador do terreno.
O Projeto do Pibid Ciências Biológicas é desenvolvido neste Município nas dependências da Escola Estadual de Ensino Médio João Przyczynski, localizada na Rua São Lourenço nº 180.
Dentro da sala de aula são realizadas diversas atividades com o intuito de despertar o senso crítico dos alunos, com práticas fundamentadas em ações que propiciem aos alunos oportunidades para que eles possam relacionar seus conhecimentos prévios às concepções científicas, e assim, refletir acerca da temática em questão. Podemos citar como algumas das atividades realizadas: aulas práticas/experimentais, jogos didáticos, saída de campo, uso de ferramentas como slides, vídeos, cartazes e também pesquisas realizadas no laboratório de informática.
Atualmente a escola consiste em um ambiente com onze salas de aula, um refeitório, dois banheiros masculinos e dois femininos, um ginásio de esportes, uma quadra de esportes, uma área coberta, um laboratório de ciências, uma sala de vídeo, um laboratório de informática, uma biblioteca, uma sala de orientação, uma sala de professores, uma sala de supervisão, uma sala de direção, uma secretária, um parquinho, uma horta.
A direção escolar consiste na Diretora da escola: Solange Miranda. Na Vice-Diretora na parte da manhã: Ivaneze Giovelli. Vice-Diretora na parte da tarde: Ana Maria Rosinski Dutra. Vice-Diretora na parte da noite: Irmã Eugênia Schenwelski. Supervisão e Orientação da escola: Irena Gonçalves. Ambas, vivem no município de Guarani das Missões, trabalham há muitos anos na escola, sempre estão trabalhando em parceria, buscando o melhor para a comunidade escolar.
A escola conta com 161 alunos na modalidade do Ensino Fundamental, no Ensino Médio 114 alunos e no EJA 24 alunos. Possui 11 funcionários, 4 merendeiras, 2 secretários, 1 monitora e 4 serventes.
A escola está em funcionamento nos três turnos manhã, tarde e noite, sendo que pela parte da manhã são ministradas as aulas para o Ensino Fundamental do 6º ano 9º ano e nas quartas-feiras e quintas-feiras funciona o Ensino Médio Politécnico. Na parte da tarde do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e também o Ensino Médio e a noite o Educação de Jovens e Adultos-EJA
Coube a família de João Przyczynski a doação de uma área de 5.600 m2 para a construção do novo prédio escolar, que foi inaugurado ano de 1962. Pelo decreto nº 27.798 de 20 de outubro de 1978, a escola passou a denominar-se Escola Estadual de 1º Grau João Przyczynski, em homenagem ao doador do terreno.
O Projeto do Pibid Ciências Biológicas é desenvolvido neste Município nas dependências da Escola Estadual de Ensino Médio João Przyczynski, localizada na Rua São Lourenço nº 180.
Dentro da sala de aula são realizadas diversas atividades com o intuito de despertar o senso crítico dos alunos, com práticas fundamentadas em ações que propiciem aos alunos oportunidades para que eles possam relacionar seus conhecimentos prévios às concepções científicas, e assim, refletir acerca da temática em questão. Podemos citar como algumas das atividades realizadas: aulas práticas/experimentais, jogos didáticos, saída de campo, uso de ferramentas como slides, vídeos, cartazes e também pesquisas realizadas no laboratório de informática.
Atualmente a escola consiste em um ambiente com onze salas de aula, um refeitório, dois banheiros masculinos e dois femininos, um ginásio de esportes, uma quadra de esportes, uma área coberta, um laboratório de ciências, uma sala de vídeo, um laboratório de informática, uma biblioteca, uma sala de orientação, uma sala de professores, uma sala de supervisão, uma sala de direção, uma secretária, um parquinho, uma horta.
A direção escolar consiste na Diretora da escola: Solange Miranda. Na Vice-Diretora na parte da manhã: Ivaneze Giovelli. Vice-Diretora na parte da tarde: Ana Maria Rosinski Dutra. Vice-Diretora na parte da noite: Irmã Eugênia Schenwelski. Supervisão e Orientação da escola: Irena Gonçalves. Ambas, vivem no município de Guarani das Missões, trabalham há muitos anos na escola, sempre estão trabalhando em parceria, buscando o melhor para a comunidade escolar.
A escola conta com 161 alunos na modalidade do Ensino Fundamental, no Ensino Médio 114 alunos e no EJA 24 alunos. Possui 11 funcionários, 4 merendeiras, 2 secretários, 1 monitora e 4 serventes.
A escola está em funcionamento nos três turnos manhã, tarde e noite, sendo que pela parte da manhã são ministradas as aulas para o Ensino Fundamental do 6º ano 9º ano e nas quartas-feiras e quintas-feiras funciona o Ensino Médio Politécnico. Na parte da tarde do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e também o Ensino Médio e a noite o Educação de Jovens e Adultos-EJA
Escola
Estadual de Ensino Fundamental Sargento Sílvio Delmar Hollenbach
A Escola Estadual de Ensino Fundamental
Sargento Sílvio Delmar Hollenbach está situada no Bairro Brasília, à Rua 25 de
Julho, nº 755, no Município de Cerro Largo - RS. Como se trata de uma escola
pública, possuí como entidade mantenedora a Secretaria Estadual da Educação do
Rio Grande do Sul, pertencendo a 14ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação
de Santo Ângelo, RS.
Foi
criada em 1º de março de 1962 com a denominação de Grupo Escolar Bairro
Brasília, em prédio construído pelo governo do Estado e em terreno doado. Na
época, havia 66 alunos matriculados e a Diretora era a Professora Darci Moscon.
Havia nesse prédio escolar, no estilo brizoleta, três salas de aula que atendia
de 1ª a 5ª série; uma cozinha; uma secretaria e um pequeno corredor.
Em 15 de outubro de 1977, em homenagem ao
cerrolarguense Sargento Sílvio DelmarHollenbach, militar que morreu
heroicamente ao salvar a vida do menino Adilson no Zoológico de Brasília, passou
a denominar-se: Escola Estadual de 1º Grau Incompleto Sargento Sargento Sílvio
Delmar Hollenbach.
Já,
em 9 de dezembro de 1979, houve a inauguração do novo prédio. Este, de
alvenaria e composto por dois pavilhões e uma área coberta, construído pela
Secretaria de Educação com a colaboração do Ministério da Educação e da
Prefeitura Municipal de Cerro Largo.
Em
1981 entra em funcionamento a 6ª série, sendo que no ano de 1988 a jornada
escolar foi ampliada com a introdução do noturno. Nos anos de 1986 e 1987, a
escola foi autorizada a ter o funcionamento de 7ª e 8ª séries no período
noturno. Já, de primeiro grau completo, ano de 1990, a escola teve uma nova
ampliação em sua jornada com a introdução de 7ª e 8ª séries no período diurno. Foi
ampliada estruturalmente no ano de 1988 com a construção de mais um pavilhão.
Atualmente, a escola conta com três pavilhões e duas quadras de esporte.
Atualmente,
a escola funciona em dois turnos contando com aproximadamente cento e oitenta e
nove (189) alunos dos níveis de Educação Infantil e Ensino Fundamental. A
escola conta hoje, com oito (8) nomeados, ou seja, professores que realizaram
concurso público e após o resultado classificatório assumiram as vagas
disponíveis pelo seu ótimo desempenho, onze (11) professores
contratados e
seis (6) funcionários sendo um em licença publica.
A
filosofia da escola almeja “proporcionar a formação de um cidadão consciente da
realidade social em que vive tendo criatividade e senso crítico para discernir
e optar um caminho que vise à construção de uma sociedade mais justa e mais
fraterna.” (REGIMENTO ESCOLAR, 2010, p. sp). Seus fins e objetivos dirigem-se a
uma educação inclusiva, fundamentada nos valores humanistas e em regras de
convivência, assumindo o papel de formar um cidadão responsável, íntegro,
dinâmico, criativo, respeitoso, crítico; que compreende seus direitos e
deveres, atuando na sociedade como agente transformador.
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