Integrantes
Coordenadores
ELIANE GONCALVES DOS SANTOS
ELIANE GONCALVES DOS SANTOS
ROQUE ISMAEL DA COSTA GULLICH
Bolsistas Pibidianos
ANNA CARLA DE LIMA
CARINE PEIXOTO
CARINE PEIXOTO
CARLA ISABEL WELTER
CARLINE ZIMMERMANN
CARLINE ZIMMERMANN
CAMILO ALEXANDRE JABLONSKI
CAROLINE SANTOS DOS ANJOS
DANIELE FOLLMANN
CAROLINE SANTOS DOS ANJOS
DANIELE FOLLMANN
DJADY LAISA
ELIVELTO RICHTER
ELIZABETE KRETSCHMER
ELOISA MACIEL
ELIVELTO RICHTER
ELIZABETE KRETSCHMER
ELOISA MACIEL
ELIZANDRA BRAUNER NINAUS
FERNANDA LUBINI
GABRIELA MARTINE
GUILHERME LENZ
GABRIELA MARTINE
GUILHERME LENZ
JANICE GRUDKA
JESSICA HENSING NILLES
JIULIA CARLA MARIN
LAIS GOTTARDO
LINARA DOS SANTOS
LUANA GABRIELE ARENHART BRAUN
MARCELI WELTER SCHEID
MARIANE BEATRIZ KARAS
PATRICIA LEICHTEWEIS
SAMUEL ELIAS SIVERIS
SOANI FREY
TAÍS ROSSINGOLLO
THAINARA MARCOTTO ALBA
TIELE CLÁUDIA MENZEL
UELINTON PANIZ
WILTTOM ALVES RIBEIRO
TAÍS ROSSINGOLLO
THAINARA MARCOTTO ALBA
TIELE CLÁUDIA MENZEL
UELINTON PANIZ
WILTTOM ALVES RIBEIRO
Supervisores
JANE ELISE DEWES ABDEL
MADALENA SCHMITT SCHEID
MARCIA TSCHIEDEL
MARCIA TSCHIEDEL
MARISA BOTH
SIMONI PRIESNITZ FRIEDRICH
ELIZANDRA GIORDANI DE MENEZES
O que é iniciação a docência para você bolsista do PIBID Ciências Biológicas?
ResponderExcluirAcredito que iniciação a docência é o primeiro contato que temos com o “ser professor”. Esse primeiro contato com a escola nos possibilita ter um pouco de conhecimento do contexto escolar, e aprimorar os processos de ensino aprendizagem. O auxílio ao professor nos permite observar seus métodos docentes, o professor também nos desafia a utilizar métodos diferenciados para auxiliar na aprendizagem, estes vinculados à prática.
ExcluirA iniciação a docência para mim é a inserção do acadêmico licenciando no meio escolar, a fim de aprender, auxiliar e adquirir experiências no âmbito das ciências, tanto em sala de aula como em atividades do meio escolar. Ser pibidiana, ou seja, praticar a iniciação a docência é a oportunidade que temos de certificarmos da escolha pela docência, bem como, aproximarmos do futuro campo de trabalho.
ExcluirIniciação a docência é o começo da caminhada docente na graduação ainda, tendo os primeiros contatos com a Escola e comunidade em geral. O PIBID possibilita que tenhamos então um vínculo com as Escolas onde aplicamos nossas práticas, auxiliando nossas supervisoras, além de fazer com que pensamos e repensamos nossa formação, pois muitos assuntos sendo estudos na Universidade são assuntos que precisamos planejar e aplicar. Assim, estamos sempre aprendendo e ensinando e vice-versa. Acredito que a iniciação a docência é um ótimo programa para os cursos de licenciatura, pois contribui na formação dos futuros profissionais da área da Educação.
ResponderExcluirAcredito que a iniciação a docência seja um processo no qual o licenciando possa interagir com sua futura comunidade profissional, é o inicio da caminhada como futuros professores, no qual refletimos referentes nossas práticas, procurando melhorar o ensino. Além disso possibilita a interação aluno-supervisor-licenciando, possibilitando uma melhoria nas aulas de ciências e biologia.
ResponderExcluirPara mim, Iniciação a Docência é a inserção dos licenciandos na escola, oportunidade de compartilhar momentos de docência em sala de aula com a professora titular, através de atividades práticas e pedagógicas, partilhando formações na busca de aulas cada vez melhores, tendo o apoio e auxílio dos professores formadores da universidade. Nesse sentido, poderíamos dizer ainda, que a iniciação a docência proporciona um vínculo, entre universidade e escola, e de modo especial com a sala de aula. Uma experiência única na vida do licenciando, na qual se ensina o que aprende-se e reaprende-se o que se ensina.
ResponderExcluirIniciação a docência em minha concepção consiste em aproximar o licenciando de seu futuro campo de trabalho.Onde a mesma possibilita que os bolsistas planejem e participam de experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.
ResponderExcluirAcredito que a Iniciação a Docência seja a inserção dos licenciandos no contexto escolar, possibilitando o contato direto com o planejamento, prática, estudo, teoria, pesquisa, experimentação, aliadas a reflexão. Ademais, a iniciação a docência possibilita o desenvolvimento de atividades na futura área de atuação profissional, concretizando a formação, aprofundando conhecimentos e construindo novos saberes, bem como também propicia a aproximação entre a escola e a universidade e contribui para o enriquecimento do trabalho professores da Educação Básica.
ResponderExcluirVinculada ao Pibid, aproximei-me da realidade escolar e aos poucos percebo o que é ser Professora. O programa me oportunizou a Iniciação a docência a partir do quarto semestre da Graduação, esta oportunidade é impar, pois estou aprendendo planejar, preparar, refletir, ler e reler inúmeras vezes, estudar, explicar, e também me preocupar, vivenciando um pouco da vida de uma “Professora de verdade”, mesmo não sendo ainda.
ResponderExcluirO contato com os colegas permite o compartilhamento de ideias e experiências. O contato com os Professores nos dá segurança, exemplo e vontade de seguir em frente. E Iniciação a docência, para mim, é isso... é a descoberta desse mundo por trás das escolas, é a sensação de estar mediando a construção conhecimentos e perceber uma boa compreensão por parte dos alunos, enfim, é a certeza de estar andando no caminho certo.
Acredito que iniciação a docência é a inserção dos licenciados na vida de escola, o qual proporciona ao acadêmico realizar planejamentos de aulas práticas e experimentais, em conjunto com supervisora e orientador, realizando assim, uma troca de conhecimento entre ambos, enriquecendo cada vez mais as nossas de ciências. Também, proporciona o contato direto com os alunos, assim vivenciando grandes experiências na vida docente.
ResponderExcluirIniciação a docência é a oportunidade de termos contato com a educação, com o nosso futuro ambiente de trabalho, suas reais condições e situações, é aprender com cada atividade realizada, com cada aluno e com todos os integrantes da escola, e só a tem a nos acrescentar neste caminho para a formação.
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ResponderExcluirIniciação à Docência é um processo no qual o sujeito é inserido em um espaço pedagógico norteado de uma realidade presente e com objetivos futuros, no qual o sujeito é ator de um ensaio da prática docente estabelecido ainda durante a graduação. Durante o processo de Iniciação à Docência são desvendados elementos da futura profissão, que podem desencadear ou não a simpatia pela docência. É um estágio muito importante durante a graduação em licenciatura, ações como descobrir, refletir, (re)significar, compreender, conhecer, perceber, praticar podem fortalecer a formação com excelência do licenciando inserido no contexto escolar.
ResponderExcluirby: Elivelto
Iniciação a docência é a inserção do futuro professor no ambiente escolar ainda na graduação.Onde nós licenciandos temos o contato com a realidade da nossa profissão . Sendo esta uma experiência onde adquirimos muito conhecimento,pensamos e repensamos praticas,metodologias e acredito que a iniciação a docência também contribui muito para o enriquecimento do ensino na educação básica.
ResponderExcluirIniciação a docência tem um papel fundamental durante a formação acadêmica. Pois ao vivenciar o ambiente escolar com suas interfaces, o futuro docente tem a possibilidade de investigar os cominhos do ensino-aprendizagem em sala de aula. Devido a esses pontos o PIBID se tornou um referencial para os cursos de licenciatura, pois antes o futuro professor somente tinha vivencias em sala de aula durante os Estágios. Enquanto agora a iniciação a docência é possibilitada a partir do primeiro e segundo semestre, nos cursos de Licenciatura. O qual possibilita vivenciar aulas compartilhadas, reflexões sobre a prática docente e entendermos como nos constituímos professor.
ResponderExcluirA iniciação à docência tem sido proporcionada através da interação com os alunos e supervisora, de modo a nos desafiar a planejar aulas com experimentação, discutir a teoria e prática com os alunos e colegas da Universidade, tendo conquistas diárias na nossa aprendizagem e do aluno. O Diário de Bordo também influencia positivamente, pois a escrita reflexiva proporciona investigar as práticas docentes e consequentemente melhorá-las, comunicar e discutir entre os pares. Enfim, os saberes docentes experienciados no PIBID, vão aos poucos constituindo-nos professores mais autônomos, críticos, reflexivos sobre nossa ação e sobre o ambiente escolar em que convivemos.
ResponderExcluirAcredito que iniciação a docência é o primeiro contato que temos com o “ser professor”. Esse primeiro contato com a escola nos possibilita ter um pouco de conhecimento do contexto escolar, e aprimorar os processos de ensino aprendizagem. O auxílio ao professor nos permite observar seus métodos docentes, o professor também nos desafia a utilizar métodos diferenciados para auxiliar na aprendizagem, estes vinculados à prática.
ResponderExcluirA iniciação a docência é a aproximação direta do futuro docente com o ambiente escolar, aonde os pibidianos vão ter contato direto com os paradigmas ali existentes, e tornando esses futuros professores mais capacitados , com diferentes metodologias de ensino e os deixando preparados para planejar aulas teóricas, e não deixando de lado a experimentação.
ResponderExcluirPor: Gilberto Troyjack Jr
Para mim, iniciação à docência é experimentar e vivenciar durante a graduação uma parte do que é ser professor, é ir na escola, interagir com os professores da educação básica. Fazer iniciação à docência é um modo de qualificar nossa formação profissional, indo à escola planejando atividades e desenvolvendo-as diretamente com os estudantes. Também, com o PIBID através do uso do Diário de Bordo, este que potencializa nossas reflexões sobre as práticas desenvolvidas na escola. Desta maneira, aprendemos com os alunos, com os colegas, com professores da educação básica, é uma troca de aprendizagens e vivências.
ResponderExcluirAcredito que a Iniciação à Docência é vivenciar as experiências proporcionadas pelo programa, oportunizando a nós bolsistas uma aproximação com o contexto escolar, onde é possível interagir e trocar saberes com os diferentes sujeitos envolvidos na educação. Sejam eles alunos, funcionários, professores ou professores formadores. De uma maneira geral, é um contato inicial com nossa profissão, onde é possível qualificar o ensino por meio de reflexões e trocas de experiências entre Universidade e Escola.
ResponderExcluirA iniciação a docência tem sido uma oportunidade de vivenciar o meio escolar e interagir com os professores e alunos procurando se aperfeiçoar e se capacitar para vivenciar a docência. A cada dia que passa tem sido uma construção de conhecimento que vivenciamos no dia a dia da sala de aula, pois além de ensinarmos apreendemos com os próprios alunos e buscamos realizar varias atividades que possam facilitar o bom entendimento do aluno acerca do conteúdo. Com isso podemos perceber o nosso desempenho e a experiencia que o programa tem nos proporcionado para a qualificação da nossa formação como docente.
ResponderExcluirA iniciação à docência é uma oportunidade na qual nos licenciandos começamos a construção do nosso ser professor, modelando nosso perfil docente. A cada intervenção na escola e desenvolvimentos de atividades práticas possibilitam reflexões e consequentemente mudanças nas nossas concepções. Estar inserida nesse contexto nos possibilita ampliar o olhar sobre a educação e as práticas educativas.
ResponderExcluirIniciação à docência, para mim, é a inserção de estudantes de um curso de licenciatura nesse perfil profissional. Essa inserção proporcionará que o licenciando tenha as experiências que se vive no contexto escolar, pelas quais fará suas reflexões e tomará ações, a fim de que cada vez mais possa ir aprimorando o seu agir profissional.
ResponderExcluirIniciação a docência é contextualizar a carreira no início da formação. É a possibilidade de melhor compreender e refletir a respeito dos desafios e potencialidades que permeiam a vida profissional do sujeito professor. Trata-se de uma estratégia formativa para levar os licenciandos a melhor conduzir o percurso profissional a partir de uma reflexão crítica que recaí na própria constituição docente.
ResponderExcluirBom, é iniciar nosso envolvimento com o "mundo" professor, o contato com o espaço, as experiências, dificuldades e a partir delas refletir e buscar caminhos que façam nosso papel valer a pena. A oportunidade de durante a graduação ter esse contato com professores já atuantes e alunos nos proporciona uma visão a mais e faz com que construamos nosso pensamento na pratica docente.
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